Getting Started/Sources/pt-br

    From KDE TechBase
    Revision as of 22:11, 29 April 2012 by Aracele (talk | contribs) (Created page with "Category:Primeiros passos")
    (diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)


    Repositórios e controle de revisão

    KDE usa um repositório central online para armazenar seu código fonte e registrar alterações feitas no código. Atualmente, o KDE está num processo de migração do seu repositório principal Subversion (svn) para Git, dessa forma alguns módulos de software estão no Git enquanto outros ainda estão disponíveis no Subversion. Isso significa que você vai precisar se familiarizar com ambos os sistemas.

    Obtendo o código fonte

    Há três formas principais de fazer isso:

    • Acesse diretamente o Repositório do KDE utilizando Git ou Subversion para copiar o código fonte atual com um histórico completo de modificações. No Git isso é conhecido como Clonar o repositório, no Subversion isso é Checkout do código. Isso normalmente é feito se você quer desenvolver ativamente o código. Os repositórios git estão disponíveis em projects.kde.org.
    • Baixe um snapshot do tarball do repositório para inicializar um clone do Git ou checkout do Subversion. Essa é uma boa opção se você tem uma conexão de internet lenta ou instável. Veja a página Source Snapshots para mais detalhes.
    • Baixe um snapshot do tarball de código em um dado momento ou versão. Isso é mais comumente feito se você não quer desenvolver o código mas apenas quer usá-lo para uma instalação instável do sistema, testar um release ou desenvolver aplicativos fora do KDE SC.

    Note que "Checkout" tem significados diferentes no Git e no Subversion.

    Módulos de software do KDE

    Dentro do repositório do KDE o código é organizado em Projetos e Módulos. Há também um número de agrupamentos de alto nível dos Módulos.

    Qt KDE

    O módulo "Qt KDE" é um clone da última versão do Qt.

    O módulo Qt KDE está disponível no Git:

    KDE Support

    O grupo KDE Support é um conjunto de ferramentas e bibliotecas que foram desenvolvidas pelo KDE e das quais dependem vários módulos do KDE, mas eles próprios não são dependentes da Plataforma de Desenvolvimento do KDE. Essas bibliotecas também podem ser usadas por aplicativos não-KDE sem depender do KDE.

    O grupo KDE Support está atualmente dividido entre o Git e o SVN:

    KDE Software Compilation

    O KDE Software Compilation (conhecido como KDE SC) é um termo informal que abrange todo o software KDE que é lançado junto com o ciclo regular de lançamento do KDE.

    O grupo KDE SC atualmente está dividido entre o Git e o SVN:

    KDE Development Platform

    O grupo KDE Development Platform é definido com os módulos do KDE que são requeridos para executar um aplicativo KDE, por exemplo, as bibliotecas principais e as dependências de execução.

    KDE Development Platform está disponível no Git:

    KDE Base Applications

    O grupo KDE Base Applications é definido com os aplicativos básicos que são requeridos pelo Workspace e outros aplicativos, tais como gerenciamento de arquivo, emulador de terminal e edição de texto.

    KDE Base Applications está disponível no Git:

    KDE Workspace

    O grupo KDE Workspace (conhecido também como Plasma) é definido com os módulos do KDE são necessários para executar uma área de trabalho, tais como Desktop ou Netbook. Esse grupo não é necessário para executar um aplicativo KDE em outras áreas de trabalho como Gnome ou Windows.

    KDE Applications

    O grupo KDE Applications é definido com os módulos do KDE compilados na KDE Development Platform que são hospedadas pela infraestrutura do KDE e são lançadas como parte do circulo regular de lançamento do KDE, por exemplo, eles são parte do KDE SC.

    O grupo KDE Applications atualmente está dividido entre o Git e o SVN:

    KDE Extragear

    O grupo KDE Extragear é definido com os aplicativos compilados no KDE Development Platform que estão hospedados pela infraestrutura do KDE e tem uma versão estável mas não são parte de um módulo do KDE e não são lançados como parte do círculo regular de lançamento do KDE, por exemplo, eles não são parte do KDE SC.

    O grupo KDE Extragear atualmente está dividido entre o Git e o SVN:

    KDE Playground

    O grupo KDE Playground é definido com os aplicativos compilados no KDE Development Platform que são hospedados na infraestrutura do KDE mas não tem ainda uma versão estável lançada e pode nunca ter.

    O grupo KDE Playground atualmente está dividido entre o Git e o SVN:

    KDE Review

    O grupo KDE Review é definido com os aplicativos que estão sendo revisados para inclusão em um módulo KDE Module ou KDE Extragear, geralmente movidos do KDE Playground.

    O grupo KDE Review está disponível no Git:

    KDE Translations

    KDE Websites

    KDE Websites (websites/www)

    KOffice

    KOffice (koffice) git, estável no svn

    Calligra