Development/Architecture/KDE4/Akonadi/pt-br
Akonadi
Comunicação, calendário e manter informações sobre os outros são partes fundamentais de seu trabalho diário e vida privada. Como um fornecedor de um framework de desenvolvimento de aplicativos e de um ambiente desktop software livre, o KDE resolve isso com a integração com a infraestrutura do PIM fornecida pelo Akonadi.
Implementação do KDE de uma pilha de biblioteca cliente do Akonadi torna mais fácil para desenvolver aplicativos usando Akonadi como sua fonte de dados, bem como agentes Akonadi para o acesso real ao armazenamento persistente dos dados.
Conceitos
O design do Akonadi segue o princípio da separação de interesses, o que significa que cada componente tem um papel pequeno, bem definido, a cumprir, a fim de alcançar uma configuração totalmente funcional.
Existem três categorias principais de componentes, todos os quais são implementados como processos individuais para o aumento da estabilidade do sistema e independência da implementação:
- Servidor Akonadi
- Agentes Akonadi
- Aplicativos Akonadi
Servidor Akonadi
A categoria de servidor consiste em duas funções: controle e cache.
O controle é implementado por um processo chamado akonadi_control. É o primeiro a iniciar e controlar o ciclo de vida de todos os outros componentes que não os aplicativos do usuário.
Cache é implementado por um processo chamado akonadiserver . É o centro para o fluxo de dados, acompanha as mudanças e é responsável pela consistência do sistema, por exemplo, garante identificadores únicos, etc
Toda a comunicação com esses dois papéis é implementada nas bibliotecas de cliente do KDE para Akonadi e disponível para desenvolvedores em diferentes níveis de abstração.
Agentes Akonadi
A categoria de agente descreve processos que desempenham a sua tarefa sem interação humana. Isso inclui um papel especial também referido como Akonadi Resources, agentes que transportam dados entre o cache e os locais de armazenamento persistentes atuais dos dados, por exemplo, arquivos.
As bibliotecas de cliente do KDE para Akonadi fornecem classes de conveniência para facilitar o desenvolvimento de agentes genéricos, bem como o subtipo de recursos. O projeto KDE PIM fornece um conjunto de implementações comumente exigidos como parte de seu módulo de tempo de execução.
Akonadi Applications
The application category refers to the usual end user visible application, e.g. address book, calendar or e-mail program. Implementations of this category can sometimes be referred to as Akonadi Clients, since agents can be seen as part of the server-like functionality, both from the point of view of users as well as application developers.
The KDE client libraries for Akonadi provide both a low level job based API as well as high level data models, views and standard actions.