Projects/Promo/Happy newbies (pt BR)

Jump to: navigation, search

Contents

Happy Newbies

Qual o seu conselho para o pessoal que quer começar a programar para o KDE e não sabe por onde começar? (da entrevista do mpyne - Pessoal do KDE)

1. Descubra se você quer desenvolver ou se seria melhor algo que não envolvesse programação mais ainda sim tarefas importantes. Eu comecei no KDE escrevendo documentação mesmo sabendo programar na época. Quando eu decidi que ajudaria, escolhi o projeto JuK, a primeira coisa que eu fiz foi resolver a documentação, tanto quanto eu podia, isso me ajudou a aprender o código base, que provou ser útil também.

2. Se você planeja programar e não sabe programar comece aprendendo agora. Você pode aprender sobre o KDE e programar em paralelo mas você não deve começar com C++ (ou Python, etc..) tão cedo.

3. Aprenda Qt primeiro.

4. Finalmente absorva informação :) Você pode fazer isso participando apenas como “ouvinte” das listas de e-mails, entrando nos canais do IRC que falem sobre desenvolvimento e lendo a TechBase. Você vai descobrir que há mais coisas que você precisa saber além de programação, bem outras tarefas que não envolvem programar, não são doloridas de aprender.


Como escolher um projeto

- Que aplicativo você mais usa? Qual você mais gosta? Tem curiosidade sobre o que?

- Não tem certeza? Junte se ao BugSquad :) #kde-bugs


Cultura

"Não se abale com comentários negativos."

- Você vai encontrar uma grande variedade de culturas em nossa comunidade, o que significa que você vai passar por pessoas que parecem quietas, distantes ou mesmo ofensivas as vezes. Lembrem-se que em qualquer cultura, geeks tendem a não ser muito sociáveis.

- Continue tentando, mesmo se alguém disser que a sua contribuição não é importante, isso vai ajudar a você a aperfeiçoar os seus conhecimentos e você vai ganhar mais experiência com isso.

- Lembre, que a maioria de nós trabalha durante o dia, então não desanime se você não conseguir uma resposta rápida.

- Se você não pode encontrar encontrar alguém em nossa comunidade que fale a sua língua, tente outra pessoa por perto que possa estar interessada no KDE, então vocês podem trabalhar junto e se ajudar.

- No geral, newbies podem ficar nervosos. Está tudo bem. Se alguém parece não estar nem aí para você, não leve para o lado pessoal. É só uma pessoa no projeto, e provavelmente essa pessoa não teve a intenção. Pode ser só a personalidade dele e ele deve agir assim com outros também. Talvez você o tenha entendido mal (...como incentivar a pedir a alguém por uma segunda opinião sobre questões pessoais / sociais?)


Específicos

- patches: para quem submetê-los de modo que sejam lidos e não perdidos, ou se algo usa o review board, use-o, caso contrário as listas de e-mail tendem a ser melhores que o bugzilla.

- estilo de código: Alguns projetos têm documentação explícita. Outros, basta seguir o estilo que o mantenedor está usando. De qualquer forma, procure referências no TechBase sobre o estilo do KDE em geral (por exemplo: http://techbase.kde.org/Policies/Kdelibs_Coding_Style).


Lista de coisas que são amigáveis para um novato e que precisam de ajuda:

- olhe no bugzilla por wishlist (https://bugs.kde.org/buglist.cgi?quicksearch=wishlist), e procure por algo claro, pergunte para alguém com mais experiência (fale no IRC) se é um um bom trabalho para você pegar

- procure em antigas sugestões do projeto "summer of code", talvez algumas ainda sejam válidas

- procure no bugzilla por bugs fáceis de resolver (https://bugs.kde.org/)

- para coisas como KHTML, vá para #khtml e é provável de você conseguir um tutorial do codebase, layers, etc. Correções fáceis, mas você vai precisar de alguma orientação.

- No Bugzilla tem o JJ, Junior Jobs

- Entre em listas de e-mail, canais do irc, etc.

KDE-Brasil no IRC: #kde-brasil

Nossa lista de e-mail: https://mail.kde.org/mailman/listinfo/kde-br

Outras listas de e-mail: https://mail.kde.org/mailman/listinfo


This page was last modified on 22 October 2010, at 18:49. This page has been accessed 520 times. Content is available under Creative Commons License SA 3.0 as well as the GNU Free Documentation License 1.2.
KDE® and the K Desktop Environment® logo are registered trademarks of KDE e.V.Legal