Development/Tutorials/Setting Up/pt-br: Difference between revisions

    From KDE TechBase
    (Created page with "Chegou tão longe? Parabéns! O peso do trabalho de instalação está completo e você está pronto para usar esse novo e poderoso framework para aprimorar seu aplicativo Qt....")
    (Created page with "Se você estiver usando o CMake, verifique o útil Extra CMake Modules para facilitar a procura e adição de módulos ao KDE Frameworks. Confira o Frameworks|Frameworks Qui...")
    Line 65: Line 65:
    </syntaxhighlight>
    </syntaxhighlight>


    If you're using CMake, be sure to check out the helpful Extra CMake Modules for making it easy to look for and add KDE Frameworks. Check out the [[Frameworks|Frameworks Quick Start Guide]] for a simple example of using the framework or jump right into the [[Development/Tutorials|rest of Tutorials]].
    Se você estiver usando o CMake, verifique o útil Extra CMake Modules para facilitar a procura e adição de módulos ao KDE Frameworks. Confira o [[Frameworks|Frameworks Quick Start Guide]] para obter um exemplo simples do uso do framework ou vá direto para o [[Development/Tutorials|restante dos tutoriais]].

    Revision as of 19:34, 18 October 2019

    Other languages:

    Ao contrário da crença popular, você não precisa instalar todo o "KDE" (não é possível baixar uma comunidade) ou um kdelibs monolítico (não existe mais) apenas para desenvolver software KDE. Isso é especialmente verdade se você quiser usar apenas alguns KDE Frameworks para o seu projeto Qt. Você nem precisa compilar nada! Exceto o seu próprio projeto, é claro. É verdade que existem algumas maneiras de usar as bibliotecas do KDE no seu aplicativo, portanto esta página lista algumas delas, dependendo da sua situação ou necessidade.

    Instalação

    Pré-requisitos

    Este guia se concentra principalmente na configuração do KDE Frameworks. Quer você o compile a partir do código-fonte ou use os pacotes da sua distribuição, você precisará de mais algumas peças para usá-los.

    CMake - a partir de 2019, a versão requerida é o CMake 3.5

    • Compilador - No Linux, o GCC 4.8 e o Clang 3.3 são requeridos, permitindo suporte aos recursos do C ++ 11

    Muito Fácil: Package manager

    A maneira mais fácil e segura de usar KDE framework é instalá-lo (ou seu pacote de desenvolvimento) a partir do gerenciador de pacotes da sua distribuição Linux. Digamos que você queira adicionar alguma sintaxe destacada ao seu widget de edição de texto Qt. No KDE Neon ou Kubuntu ou Debian, esta linha define tudo:

    sudo apt install libkf5syntaxhighlighting-dev
    

    É isso aí! Você pode prosseguir agora para usando o framework no seu aplicativo. Obviamente, isso pressupõe que sua distribuição tenha uma versão mais ou menos recente do framework em seu repositório ou que você está confortável em não usar a mais recente. Caso contrário, prossiga para o Plano B.

    Faça assim!

    O KDE Frameworks é lançado mensalmente para garantir que os desenvolvedores sempre tenham acesso a correções de bugs ou novos recursos assim que possível. As Plasma workspaces e os aplicativos do KDE também têm suas próprias agendas de lançamento. Às vezes, no entanto, as distros nem sempre fornecem a versão mais recente do software KDE que você pode precisar. Se for esse o caso, talvez seja necessário compilar a estrutura a partir do fonte. Não se preocupe, não é tão assustador ou complicado como no passado.

    Passo 1: baixar o framework

    Faça o download da versão mais recente do framework a partir da tarballs ou do Git. Observe que o Git master sempre terá a versão mais recente do código e pode não ser estável, portanto, verifique a tag stable da versão que você precisa.

    git clone https://anongit.kde.org/kwidgetsaddons.git
    

    Passo 2: Compile-o!

    Vá para o diretório do framework baixado/clonado e execute os seguintes comandos:

    mkdir build && cd build
    cmake .. -DCMAKE_INSTALL_PREFIX=$HOME
    make install
    

    Presumindo que você tenha as dependências adequadas instaladas (você precisará consultar o gerenciador de pacotes da sua distribuição), isso deve terminar em uma compilação bem-sucedida, pronta para instalação. Observe que o software KDE usa uma estrutura de "out-of-source build" para tornar as coisas mais claras e fáceis de limpar, se necessário.

    Passo 3: Instalar

    Esta parte é geralmente complicada. Normalmente, você executa o comando make install neste momento, o que certamente pode ser feito se você já conhece os segredos do CMake. Você também pode usar o sudo make install, mas isso sobrescreveria a versão do framework instalado pelo sistema, sem prejuízo. A maneira mais segura seria instalar o framework em algum lugar r no seu diretório home, seguindo as etapas descritas neste tutorial. Observe que você precisará ajustar algumas variáveis de ambiente do sistema para que seu projeto veja a estrutura recém-instalada.

    Use o fonte

    O KDE possui uma ferramenta especializada em automatizar o que foi feito acima. Pode ser exagerado para o uso de um único framework, mas se você encontra-se com mais e mais KDE Frameworks(o que é definitivamente uma coisa boa), convém dar uma chancea ferramenta kdesrc_build. É especialmente útil para desenvolvedores interessados em subir de nível para se tornarem rockstars do KDE.

    Usando o KDE Frameworks

    Chegou tão longe? Parabéns! O peso do trabalho de instalação está completo e você está pronto para usar esse novo e poderoso framework para aprimorar seu aplicativo Qt. Se você estiver usando o QMake, basta adicionar uma linha simples ao seu arquivo de projeto:

    QT += KWidgetsAddons
    

    Se você estiver usando o CMake, verifique o útil Extra CMake Modules para facilitar a procura e adição de módulos ao KDE Frameworks. Confira o Frameworks Quick Start Guide para obter um exemplo simples do uso do framework ou vá direto para o restante dos tutoriais.