Difference between revisions of "Development/Tools/pt-br"

Jump to: navigation, search
(Created page with "Os colaboradores do KDE e desenvolvedores terceiros interessados em monitorar as atividades de desenvolvimento de software da comunidade podem dar uma olhada nos sites e ferra...")
(Created page with ": Atualmente, o KDE usa [https://phabricator.kde.org/ Phabricator] para gerenciamento de projetos, mas também está migrando para uma [https://invent.kde.org/ Gitlab instance].")
Line 81: Line 81:
 
;Project Management
 
;Project Management
  
: KDE currently uses [https://phabricator.kde.org/ Phabricator] for project management but is also moving to a [https://invent.kde.org/ Gitlab instance].
+
: Atualmente, o KDE usa [https://phabricator.kde.org/ Phabricator] para gerenciamento de projetos, mas também está migrando para uma [https://invent.kde.org/ Gitlab instance].
  
 
;Continuous Building
 
;Continuous Building

Revision as of 16:38, 22 October 2019

Other languages:
English • ‎português do Brasil • ‎українська

A Comunidade KDE produz bibliotecas e ferramentas para o desenvolvimento de software, mas além do Qt e do CMake , não indica quais usar. Aqui está apenas uma amostra das várias ferramentas que você pode usar ao desenvolver software que usa APIs do KDE ou contribuir com os aplicativos do KDE.

Core Tools

Estas são as ferramentas absolutamente necessárias para criar e desenvolver o software KDE. No Linux, eles normalmente são fornecidos pela sua distribuição. Em outras plataformas, os pacotes normalmente devem estar disponíveis, geralmente para download diretamente da página inicial da ferramenta. Obviamente, as ferramentas de desenvolvimento padrão, como um compilador C/C++ e algum tipo de editor de texto também são necessárias.

CMake
CMake é o sistema de compilação preferido do KDE. Tendo ele, você pode usá-lo para configurar um projeto de software para compilar, e esse processo informará quaisquer outros requisitos que estão faltando. NOTA: KDE Frameworks também podem ser usadas em projetos baseados no QMake.
Git
A maioria dos projetos do KDE são desenvolvidos no Git e, portanto, você precisará dele para obter a versão mais recente do código-fonte. O KDE também fornece o código fonte como tarballs para as versões mais recentes. Você pode encontrar as URLs relevantes do Git em KDE Git repository browser.
Subversion
Alguns projetos do KDE ainda usam o Subversion para algumas coisas, principalmente traduções. Os desenvolvedores terceiros geralmente não precisam se preocupar com isso, mas os colaboradores devem tomar nota disso.

Ambientes de desenvolvimento e editores

Qt Creator
Os desenvolvedores de aplicativos Qt provavelmente já estão usando o Qt Creator como sua IDE. A boa notícia é que eles não precisam mudar apenas para usar o KDE Frameworks. Basta adicionar o módulo apropriado ao arquivo de projeto do QMake, conforme indicado na documentação da API de cada um e estará pronto.
KDevelop
KDevelop é uma IDE poderosa para o desenvolvimento de aplicativos KDE e Qt C++. Ao contrário do Qt Creator, no entanto, ele não se limita apenas a esse caso de uso e também suporta outras linguagens, bibliotecas e ferramentas.
Kate
Embora não seja exatamente uma IDE, a estreia do KDE Advanced Text Editor possui recursos e plugins que simplificam o fluxo de trabalho de desenvolvimento de software, desde realce de sintaxe e code folding, até gerenciamento de projetos para um emulador de terminal embutido.

Debugging and Analise

Existe uma grande variedade de ferramentas disponíveis, especialmente no Linux que analisa códigos e perfis dos aplicativos. Aqui estão alguns dos mais populares.

Valgrind
Valgrind ajuda a encontrar estouro de memória e blocos de memória não inicializados. Possui recursos adicionais como um criador de perfil e muito mais. Valgrind é uma das ferramentas de desenvolvimento mais importantes!
The GNU Project Debugger (GDB)
GDB ajuda na depuração do código-fonte. Um front-end gráfico, como os dois abaixo, pode ser uma maneira preferível de usar essa ferramenta.
KDbg e DDD
KDbg e DDD são interfaces gráficas de usuário para o GDB, capazes de definir breakpoints, step through do código etc.

Para algumas dicas sobre análise e criação de perfil de software do KDE, visite a Debugging page da Wiki da Comunidade KDE.

Tradução

A maioria dos projetos de Qt usa o framework's built-in translation system. Para projetos do KDE, consulte o Community Internationalization Guide.

Ferramentas auxiliares

Aqui estão algumas ferramentas de linha de comando que podem ajudar os desenvolvedores em algumas de suas tarefas diárias.

kf5-config
Fornece informações relacionadas à instalação das bibliotecas e aplicativos do KDE, principalmente caminhos e prefixos.
kioclient5
Executa operações transparentes da rede (via KIO framework) na linha de comando, como copiar ou até baixar arquivos.
kconf_update
Automatiza a atualização dos arquivos de configuração.
kapidox
Gera documentação da API para Doxygen-marked code.

Garantia da Qualidade

Os colaboradores do KDE e desenvolvedores terceiros interessados em monitorar as atividades de desenvolvimento de software da comunidade podem dar uma olhada nos sites e ferramentas abaixo.

Project Management
Atualmente, o KDE usa Phabricator para gerenciamento de projetos, mas também está migrando para uma Gitlab instance.
Continuous Building
To ensure high-quality, KDE software operates a continuous integration system powered by Jenkins.
Static Analysis
KDE uses an automated static analysis tool hosted on the English Breakfast Network

Content is available under Creative Commons License SA 4.0 unless otherwise noted.