Difference between revisions of "Development/Architecture/KDE4/Providing Online Help/pt-br"

Jump to: navigation, search
(Created page with "A invocação do khelpcenter está contida na classe [http://api.kde.org/4.x-api/kdelibs-apidocs/kdecore/html/classKToolInvocation.html KToolInvocation]. A fim de mostrar o ma...")
(Created page with "''Autor inicial:'' [mailto:bernd@kdevelop.org Bernd Gehrmann]")
 
(One intermediate revision by one user not shown)
Line 40: Line 40:
 
KToolInvocation::invokeHelp()
 
KToolInvocation::invokeHelp()
 
</syntaxhighlight>
 
</syntaxhighlight>
This displays the first page with the table of contents. When
+
Isso mostra a primeira página com a tabela de conteúdos. Quando você deseja exibir somente uma certa do manual, você pode fornecer um argumento adicional para invokeHelp() determinando a âncora para qual o navegador vai.
you want to display only a certain section of the manual, you
+
can give an additional argument to invokeHelp() determining
+
the anchor which the browser jumps to.
+
  
  
''Initial Author:'' [mailto:bernd@kdevelop.org Bernd Gehrmann]
+
''Autor inicial:'' [mailto:bernd@kdevelop.org Bernd Gehrmann]
 
[[Category:KDE4]]
 
[[Category:KDE4]]
 
[[Category:Architecture]]
 
[[Category:Architecture]]

Latest revision as of 18:20, 29 August 2014

Other languages:English 100% • ‎Brazilian Portuguese 100%

Arquitetura do KDE - Fornecendo ajuda online

Tornar um programa fácil e intuitivo de usar envolve uma grande variedade de facilidades que são geralmente chamadas de ajuda online. Ajuda online tem vários objetivos parcialmente conflitantes: de um lado, ela deveria dar aos usuários as respostas à pergunta: "Como posso fazer uma determinada tarefa?", por outro lado, deveria ajudar o usuário a explorar o aplicativo e encontrar recursos que ele ainda não conhece. É importante reconhecer que isso só pode ser alcançado através da oferta de vários níveis de ajuda:

  • As tooltips (dicas) são pequenas etiquetas que aparecem sobre os elementos da interface de usuário quando o mouse permanece lá por mais tempo. Elas são especialmente importantes para barras de ferramentas, onde ícones não são sempre suficientes para explicar o propósito de um botão.
  • A ajuda "O que é isso?" é geralmente uma explicação maior e mais rica de um widget ou um item de menu. Portanto, é mais complicada de usar: Em caixas de diálogo, ela pode ser chamada de duas maneiras: ou pressionando Shift-F1 ou clicando no ponto de interrogação na barra de título (onde o suporte desta última depende do gerenciador de janelas). O ponteiro do mouse, em seguida, se transforma em uma seta com um ponto de interrogação, e a janela de ajuda aparece quando um elemento da interface do usuário foi clicado. A ajuda "O que é isso?" para os itens de menu é geralmente ativada por um botão na barra de ferramentas que contém uma seta e um ponto de interrogação. </br>O problema com essa abordagem é que o usuário não pode ver se um widget fornece ajuda ou não. Quando o usuário ativa o botão de ponto de interrogação e não recebe nenhuma janela de ajuda ao clicar em um elemento de interface do usuário, ele vai ficar frustrado muito rapidamente.</br></br> A vantagem das janelas de ajuda "O que é isso?" como fornecidas pelo Qt e o KDE é que elas podem conter rich text, isto é, elas podem conter diferentes tipos de fontes, texto negrito e itálico e mesmo imagens e tabelas.
QWhatsThis screenshot
  • Finalmente, cada programa deverá ter um manual. Um manual é normalmente visto em khelpcenter ativando o menu de ajuda. Isso significa que, uma aplicação adicional completa aparece e desvia o usuário de seu trabalho. Consequentemente, a consulta ao manual só deve ser necessária se outras facilidades, como tooltips e ajuda o que é isso não são suficientes. Naturalmente, um manual tem a vantagem de que ele não explica aspectos individuais isolados da interface de usuário. Em vez disso, ele pode explicar aspectos do aplicativo em um contexto maior. Manuais para o KDE são escritos usando a linguagem de marcação DocBook.

Do ponto de vista do programador, o Qt fornece uma API para ajuda online fácil para usar. Para atribuir uma dica para widget, simplesmente use o seu método setToolTip().

widget->setToolTip(i18n("This widget does something."))

Se as barras de menu e de ferramentas são criadas usando o action pattern, a string usada como tooltip é derivada do primeiro argumento do construtor do KAction:

action = new KAction(i18n("&Delete"), "editdelete",
                     SHIFT+Key_Delete, actionCollection(), "del")

Aqui é também possível atribuir um texto que é mostrado na barra de status quando o respectivo item de menu é realçado:

action->setStatusText(i18n("Deletes the marked file"))

A API para a ajuda "O que é isso?' é muito similar. Em diálogos, use o seguinte código:

widget->setWhatsThis(i18n("<qt>This demonstrates <b>Qt</b>'s"
                        " rich text engine.<ul>"
                        "<li>Foo</li>"
                        "<li>Bar</li>"
                        "</ul></qt>"))

Para itens de menu, use

action->setWhatsThis(i18n("Deletes the marked file"))

A invocação do khelpcenter está contida na classe KToolInvocation. A fim de mostrar o manual de seu aplicativo, use o método estático:

KToolInvocation::invokeHelp()

Isso mostra a primeira página com a tabela de conteúdos. Quando você deseja exibir somente uma certa do manual, você pode fornecer um argumento adicional para invokeHelp() determinando a âncora para qual o navegador vai.


Autor inicial: Bernd Gehrmann


This page was last modified on 29 August 2014, at 18:20. This page has been accessed 502 times. Content is available under Creative Commons License SA 3.0 as well as the GNU Free Documentation License 1.2.
KDE® and the K Desktop Environment® logo are registered trademarks of KDE e.V.Legal