Development/Architecture/KDE3/Library Structure/pt-br: Difference between revisions

    From KDE TechBase
    (Created page with "* [http://api.kde.org/3.5-api/kdelibs-apidocs/kdeui/html/classKURLCombo.html KURLCombo] - uma caixa de combinação para a seleção de nomes de arquivos e URLs. * [http://api...")
    (Created page with "* [http://api.kde.org/3.5-api/kdelibs-apidocs/kdeui/html/classKRuler.html KRuler] - um widget administrador. * [http://api.kde.org/3.5-api/kdelibs-apidocs/kdeui/html/classKAni...")
    Line 76: Line 76:
    * [http://api.kde.org/3.5-api/kdelibs-apidocs/kdeui/html/classKFontCombo.html KFontCombo] - uma caixa de combinação para selecionar fontes.* [http://api.kde.org/3.5-api/kdelibs-apidocs/kdeui/html/classKColorCombo.html KColorCombo] - uma caixa de combinação para seleção de cores.
    * [http://api.kde.org/3.5-api/kdelibs-apidocs/kdeui/html/classKFontCombo.html KFontCombo] - uma caixa de combinação para selecionar fontes.* [http://api.kde.org/3.5-api/kdelibs-apidocs/kdeui/html/classKColorCombo.html KColorCombo] - uma caixa de combinação para seleção de cores.
    * [http://api.kde.org/3.5-api/kdelibs-apidocs/kdeui/html/classKColorButton.html KColorButton] - um botão para seleção de cores.* [http://api.kde.org/3.5-api/kdelibs-apidocs/kdeui/html/classKURLCombo.html KURLCombo] - uma caixa de combinação para a seleção de nomes de arquivos e URLs.
    * [http://api.kde.org/3.5-api/kdelibs-apidocs/kdeui/html/classKColorButton.html KColorButton] - um botão para seleção de cores.* [http://api.kde.org/3.5-api/kdelibs-apidocs/kdeui/html/classKURLCombo.html KURLCombo] - uma caixa de combinação para a seleção de nomes de arquivos e URLs.
    * [http://api.kde.org/3.5-api/kdelibs-apidocs/kio/kfile/html/classKURLRequester.html KURLRequester] - uma linha de edição para selecionar nomes de arquivos e URLs.* [http://api.kde.org/3.5-api/kdelibs-apidocs/kdeui/html/classKRuler.html KRuler] - a ruler widget.
    * [http://api.kde.org/3.5-api/kdelibs-apidocs/kio/kfile/html/classKURLRequester.html KURLRequester] - uma linha de edição para selecionar nomes de arquivos e URLs.* [http://api.kde.org/3.5-api/kdelibs-apidocs/kdeui/html/classKRuler.html KRuler] - um widget administrador.
    * [http://api.kde.org/3.5-api/kdelibs-apidocs/kdeui/html/classKAnimWidget.html KAnimWidget] - animations.* [http://api.kde.org/3.5-api/kdelibs-apidocs/kdeui/html/classKNumInput.html KNumInput] - a widget for inputting numbers.
    * [http://api.kde.org/3.5-api/kdelibs-apidocs/kdeui/html/classKAnimWidget.html KAnimWidget] - animações.* [http://api.kde.org/3.5-api/kdelibs-apidocs/kdeui/html/classKNumInput.html KNumInput] - a widget for inputting numbers.
    * [http://api.kde.org/3.5-api/kdelibs-apidocs/kdeui/html/classKPasswordEdit.html KPasswordEdit] - a widget for inputting passwords.
    * [http://api.kde.org/3.5-api/kdelibs-apidocs/kdeui/html/classKPasswordEdit.html KPasswordEdit] - a widget for inputting passwords.



    Revision as of 19:59, 30 August 2014


    A lista a seguir dá uma visão geral da estrutura de biblioteca.

    Bibliotecas por nome

    kdecore
    A biblioteca kdecore é um framework de aplicativo básico para todo programa baseado em KDE. Ela fornece acesso ao sistema de configuração, manipulação de linha de comando, manipulação e carregamento de ícone, alguns tipos especiais de comunicação inter-processo, manipulação de arquivo e várias outras utilidades.
    kdeui
    A biblioteca kdeui fornece muitos widgets e diálogos padrões que o Qt não tem ou quem tem mais recursos que suas contrapartes Qt. Ela também inclui vários widgets que são subclasses do Qt e são melhores integradas com o KDE desktop por respeitar as preferências de usuário.
    kio
    A biblioteca kio contém facilidades para asynchronous, network transparent I/O e acesso à manipulação de mimetype. Ela também fornece the KDE file dialog and its helper classes.
    kjs
    A biblioteca kjs fornece uma implementação de JavaScript.
    khtml
    A biblioteca khtml contém a parte KHTML, um widget de navegação HTML, DOM API e parser, incluindo interfaces para Java e JavaScript.

    Classes agrupadas

    Esqueleto do aplicativo principal - as classes necessárias para quase todos os aplicativos.* KApplication - inicializa e controla um aplicativo KDE.

    • KUniqueApplication - garante que somente uma instância de um aplicativo possa ser executada simultaneamente.
    • KAboutData - armazena informações para a caixa about.
    • KCmdLineArgs - processar argumento de linha de comando.


    As definições de configuração - o acesso ao banco de dados de configuração hierárquica do KDE, configurações globais e recursos de aplicativos.* KConfig - permite o acesso ao banco de dados de configuração do KDE.

    • KSimpleConfig - acesso a arquivos de configuração simples, não-hierárquicos.* KDesktopFile - acesso à arquivos .desktop.
    • KGlobalSettings - acesso conveniente a configurações não específicas do aplicativo.


    Manipulação de arquivo e URL - decodificação de URLs, arquivos temporários, etc.

    representa e analisa URLs.* KTempFile - cria arquivos exclusivos para dados temporários

    • KSaveFile - permite salvar arquivos atomicamente.


    Comunicação entre processos - classes auxiliares DCOP e invocação de subprocesso.* KProcess - invoca e controla processos filhos.

    • KShellProcess - invoca processos filhos através de um shell.* PtyProcess - comunicação com um processo filho através de um pseudo terminal.
    • KIPC - mecanismo IPC simples usando X11 ClientMessages.* DCOPClient - DCOP messaging.
    • KDCOPPropertyProxy - uma classe proxy para publicar propriedades Qt através do DCOP.* KDCOPActionProxy - uma classe proxy para publicar uma interface DCOP para ações.


    Classes utilitárias - gerenciamento de memória, expressões regulares, manipulação de strings, números aleatórios * KRegExp - POSIX regular expression maching.

    • KStringHandler - uma interface extravagante para manipulação de strings.* KZoneAllocator - alocador de memória eficiente para grandes grupos de pequenos objetos.
    • KRandomSequence - pseudo gerador de números aleatórios.


    Aceleradores de teclado - classes ajudando a estabelecer atalhos de teclado consistentes em toda a área de trabalho.

    • KAccel - coleção de atalhos de teclado.* KStdAccel - fácil acesso às teclas de atalho de teclado comum.
    • KGlobalAccel - coleção de atalhos de teclado em todo o sistema.


    Processamento de imagem - ícone de carregamento e manipulação.

    • KIconLoader - carrega ícones em conformidade com o tema.* KIconTheme - classes auxiliares para KIconLoader.
    • KPixmap - uma classe pixmap com capacidades dithering estendidas.* KPixmapEffect - efeitos pixmap como gradientes e padrões.
    • KPixmapIO - QImage rápido para conversão de QPixmap.


    Arrastar e Soltar - arraste objetos por cores e URLs.


    Auto-complemento


    Widgets - classes de widgets para as visualizações de listas, regras, seleção de cor etc.* KListView - uma variante do QListView que homenageia configurações de todo o sistema do KDE.

    • KListBox - uma variante do QListBox que homenageia configurações de todo o sistema do KDE.* KIconView - uma variante do QIconView que homenageia configurações de todo o sistema do KDE.
    • KLineEdit - uma variante do QLineEdit com suporte a complemento.* KComboBox - uma variante de QComboBox com suporte a complemento.
    • KFontCombo - uma caixa de combinação para selecionar fontes.* KColorCombo - uma caixa de combinação para seleção de cores.
    • KColorButton - um botão para seleção de cores.* KURLCombo - uma caixa de combinação para a seleção de nomes de arquivos e URLs.
    • KURLRequester - uma linha de edição para selecionar nomes de arquivos e URLs.* KRuler - um widget administrador.
    • KAnimWidget - animações.* KNumInput - a widget for inputting numbers.
    • KPasswordEdit - a widget for inputting passwords.

    Dialogs - full-featured dialogs for file, color and font selection.* KFileDialog - a file selection dialog.


    Actions and XML GUI

    • KAction - abstraction for an action that can be plugged into menu bars and tool bars.
    • KActionCollection - a set of actions.* KXMLGUIClient - a GUI fragment consisting of an action collection and a DOM tree representing their location in the GUI.
    • KPartManager - manages the activation of XMLGUI clients.


    Plugins and Components


    Initial Author: Bernd Gehrmann [email protected]