Development/Tools/pt-br: Difference between revisions
(Created page with "A maioria dos projetos de Qt usa o framework's built-in translation system. Para projetos do KDE, consulte o Community:Guidelines_and_HOWTOs/Internationalization|Community I...") |
(Created page with "== Ferramentas auxiliares ==") |
||
Line 55: | Line 55: | ||
A maioria dos projetos de Qt usa o framework's built-in translation system. Para projetos do KDE, consulte o [[Community:Guidelines_and_HOWTOs/Internationalization|Community Internationalization Guide]]. | A maioria dos projetos de Qt usa o framework's built-in translation system. Para projetos do KDE, consulte o [[Community:Guidelines_and_HOWTOs/Internationalization|Community Internationalization Guide]]. | ||
== | == Ferramentas auxiliares == | ||
Here are some command-line tools that can assist developers in some of their day-to-day tasks. | Here are some command-line tools that can assist developers in some of their day-to-day tasks. |
Revision as of 16:32, 22 October 2019
A Comunidade KDE produz bibliotecas e ferramentas para o desenvolvimento de software, mas além do Qt e do CMake , não indica quais usar. Aqui está apenas uma amostra das várias ferramentas que você pode usar ao desenvolver software que usa APIs do KDE ou contribuir com os aplicativos do KDE.
Core Tools
Estas são as ferramentas absolutamente necessárias para criar e desenvolver o software KDE. No Linux, eles normalmente são fornecidos pela sua distribuição. Em outras plataformas, os pacotes normalmente devem estar disponíveis, geralmente para download diretamente da página inicial da ferramenta. Obviamente, as ferramentas de desenvolvimento padrão, como um compilador C/C++ e algum tipo de editor de texto também são necessárias.
- CMake
- CMake é o sistema de compilação preferido do KDE. Tendo ele, você pode usá-lo para configurar um projeto de software para compilar, e esse processo informará quaisquer outros requisitos que estão faltando. NOTA: KDE Frameworks também podem ser usadas em projetos baseados no QMake.
- Git
- A maioria dos projetos do KDE são desenvolvidos no Git e, portanto, você precisará dele para obter a versão mais recente do código-fonte. O KDE também fornece o código fonte como tarballs para as versões mais recentes. Você pode encontrar as URLs relevantes do Git em KDE Git repository browser.
- Subversion
- Alguns projetos do KDE ainda usam o Subversion para algumas coisas, principalmente traduções. Os desenvolvedores terceiros geralmente não precisam se preocupar com isso, mas os colaboradores devem tomar nota disso.
Ambientes de desenvolvimento e editores
- Qt Creator
- Os desenvolvedores de aplicativos Qt provavelmente já estão usando o Qt Creator como sua IDE. A boa notícia é que eles não precisam mudar apenas para usar o KDE Frameworks. Basta adicionar o módulo apropriado ao arquivo de projeto do QMake, conforme indicado na documentação da API de cada um e estará pronto.
- KDevelop
- KDevelop é uma IDE poderosa para o desenvolvimento de aplicativos KDE e Qt C++. Ao contrário do Qt Creator, no entanto, ele não se limita apenas a esse caso de uso e também suporta outras linguagens, bibliotecas e ferramentas.
- Kate
- Embora não seja exatamente uma IDE, a estreia do KDE Advanced Text Editor possui recursos e plugins que simplificam o fluxo de trabalho de desenvolvimento de software, desde realce de sintaxe e code folding, até gerenciamento de projetos para um emulador de terminal embutido.
Debugging and Analise
Existe uma grande variedade de ferramentas disponíveis, especialmente no Linux que analisa códigos e perfis dos aplicativos. Aqui estão alguns dos mais populares.
- Valgrind
- Valgrind ajuda a encontrar estouro de memória e blocos de memória não inicializados. Possui recursos adicionais como um criador de perfil e muito mais. Valgrind é uma das ferramentas de desenvolvimento mais importantes!
- The GNU Project Debugger (GDB)
- GDB ajuda na depuração do código-fonte. Um front-end gráfico, como os dois abaixo, pode ser uma maneira preferível de usar essa ferramenta.
- KDbg e DDD
- KDbg e DDD são interfaces gráficas de usuário para o GDB, capazes de definir breakpoints, step through do código etc.
Para algumas dicas sobre análise e criação de perfil de software do KDE, visite a Debugging page da Wiki da Comunidade KDE.
Tradução
A maioria dos projetos de Qt usa o framework's built-in translation system. Para projetos do KDE, consulte o Community Internationalization Guide.
Ferramentas auxiliares
Here are some command-line tools that can assist developers in some of their day-to-day tasks.
- Provides information related to the installation of KDE libraries and applications, particularly paths and prefixes.
- Performs network-transparent operations (via the KIO framework) on the command line, like copying or even downloading files.
- Automates updating config files.
- Generates API documentation for Doxygen-marked code.
Quality Assurance
KDE contributors and third-party developers interested in monitoring the community's software development activities can take a peek via the sites and tools below.
- Project Management
- KDE currently uses Phabricator for project management but is also moving to a Gitlab instance.
- Continuous Building
- To ensure high-quality, KDE software operates a continuous integration system powered by Jenkins.
- Static Analysis
- KDE uses an automated static analysis tool hosted on the English Breakfast Network