Difference between revisions of "Projects/KDE on Windows/Installation (pt BR)"

Jump to: navigation, search
Line 43: Line 43:
 
rhabacker: Instalador versão > 0.8.4.  
 
rhabacker: Instalador versão > 0.8.4.  
  
[[Getting_Started/Build/KDE4/Windows/3rd-party_libraries]] is a more complete list of libraries that a full installation needs.
+
[[Getting_Started/Build/KDE4/Windows/3rd-party_libraries]] é uma lista complete das bibliotecas que você pode precisar para instalá-lo completamente.
  
=== Issues with KDE Installer for Windows ===
+
=== Problemas com o instalador do KDE para Windows ===
If you find an issue, please report to [mailto:kde-windows@kde.org].
+
Se você encontrar algum problema, por favor reporte para [mailto:kde-windows@kde.org].
  
==== Successful? completion ====
+
==== Instalação completa ====
If something goes wrong during installation, for example a file can't be replaced because it is still in use, the installer may still report successful completion. If you see any alert or failure message from the installer, when it completes quit and re-run it.
+
Se alguma coisa der errada durante a instalação, por exemplo, um arquivo não pode ser sobrescrevido porque está em uso, o instalador pode ignorar esse aviso e exibir que a instalação foi bem sucedida. Se você receber qualquer aviso de erro do instalador, feche-o completamente e tente novamente.
  
 +
== Testando o KDE após a instalação ==
 +
Navegue até o diretório <tt>bin</tt> (exemplo: c:\kde4\bin, se você instalou o kde no diretório c:\kde).
  
 +
Tente executar qualquer programa Qt, exemplo: assistant.exe.
 +
O Qt é a biblioteca gráfica do KDE, e possui menos dependências que o KDE em si.
  
== Testing your installation ==
+
Se funcionar, tente executar um programa do KDE, como lskat.exe do pacote kdegames.
Navigate to the <tt>bin</tt> directory.
+
  
See if you can run the Qt program assistant.exe.
+
A primeira execução de um programa KDE vai iniciar uma janela necessária que irá funcionar o [http://en.wikipedia.org/wiki/D-Bus D-Bus daemon].
Qt programs have fewer dependencies than a full-blown KDE application.
+
  
If that works, try running a simple KDE application, such as lskat.exe from the kdegames package.
+
== Personalizando ==
 
+
===Escolhendo o Oxygen style para a interface===
The first KDE application you run will start a console window in order to run the [http://en.wikipedia.org/wiki/D-Bus D-Bus daemon].
+
 
+
== Fine-tuning ==
+
===Set Oxygen style for widgets===
+
 
The default KDE widget style on Windows is the native one. You already have Oxygen style installed (which is a plugin library %KDEROOT%\lib\kde4\plugins\styles\oxygen.dll), so it can be used as well. To set it for a single user:
 
The default KDE widget style on Windows is the native one. You already have Oxygen style installed (which is a plugin library %KDEROOT%\lib\kde4\plugins\styles\oxygen.dll), so it can be used as well. To set it for a single user:
 
#edit <tt>%UserPROFILE%\.kde\share\config\kdeglobals</tt> with any text editor (e.g. kwrite) Note: `cd %UserPROFILE%` will change to the right directory, effectively telling you what %UserPROFILE% expands to, such as "C:\Documents and Settings\mark"
 
#edit <tt>%UserPROFILE%\.kde\share\config\kdeglobals</tt> with any text editor (e.g. kwrite) Note: `cd %UserPROFILE%` will change to the right directory, effectively telling you what %UserPROFILE% expands to, such as "C:\Documents and Settings\mark"

Revision as of 14:01, 1 May 2008


Contents

Projects/KDE_on_Windows/Installation


Template:Aviso

Instalador do KDE para Windows

Você pode usar o instalador do KDE para baixar e instalar os pacotes necessários para usar o KDE no MS Windows, incluindo suas aplicações, como KDE Network, KDE Games, etc. O KDE é um software livre e open source, o que possibilita a você também compilar todos os programas usando o código fonte ("from scratch"); mas para facilitar, vários voluntários criam pacotes pré-compilados e os disponibiliza na internet.

Importante Esses são os primeiros dias do KDE4 funcionando no Windows, alguns programas podem funcionar melhor que outros, ou até não funcionar.

Se você tiver algum problema com o KDE4, por favor dê uma olhada em nossa lista de e-mail.

Você também pode usar o instalador do KDE para baixar o código fonte e os programas que você precisa para compilar o KDE no Windows (porém, se você preferir compilar o KDE4 no Windows, você pode optar por usar o sistema emerge, que compila o KDE e as dependências necessárias, usando as versões mais recentes do código fonte); veja mais em Getting Started/Build/KDE4/Windows.

Resumo das etapas de instalação

  • Entre em http://www.winkde.org/pub/kde/ports/win32/installer/
  • Baixe e salve a última versão disponível do instalador em algum diretório, exemplo: C:\KDE4
  • Execute o instalador, selecione os pacotes que você deseja instalar (veja os pacotes necessários abaixo).
  • Adicione na variável de ambiente KDEDIRS (Menu Iniciar > Painel de Controle > Sistema > Avançado > Variáveis de Ambiente, em no botão [Nova] na opção variavéis de usuário e crie uma variável de nome KDEDIRS, e no valor da variável, digite o diretório que você instalou o KDE4, exemplo: C:\KDE4).
  • Adicione o diretório lib %KDEDIRS\lib, e o diretório bin, %KDEDIRS\bin, na variável %PATH% do Windows. (Menu Iniciar > Painel de Controle > Sistema > Avançado > Variáveis de Ambiente, clique duas vezes na variável PATH dentro de variáveis do sistema, e adicione esses valores usando o ponto e virgula para separá-los, exemplo: %SystemRoot%\system32;%KDEDIRS\lib;%KDEDIRS\bin)
  • Se você não tivre o Microsoft Visual Studio 2005 instalado, baixe e instale o "Microsoft Visual C++ 2005 SP1 Redistributable Package (x86)" [1]
  • [TEMPORARIAMENTE] Siga as instruções em passos após a instalação
  • Tente executar algum programa usando Qt no diretório bin (ex. c:\kde4\bin, tente por exemplo linguist.exe
  • Se funcionar, tente execute alguma aplicação do KDE, por exemplo kwrite.exe.

Pacotes necessários

Um único programa do ambiente KDE depende de muitas bibliotecas e outros programas; por isso que cada executável (.exe) é relativamente pequeno. O instalador do KDE para Windows tenta instalar todas a dependências necessárias para que o KDE funcione perfeitamente, porém, nem sempre o instalador consegue instalar tudo o que é necessário. Com isso, você pode ser alertado sobre a falta de biblioteca e/ou dependências durante a execução do KDE.

Se você não entende como compilar programas usando o código fonte, não clique em "all" e não clique em "src", com isso, o instalador não vai baixar o código fonte dos programas, evitando o download de dependências desnecessárias.

Existem dois ambientes de desenvolvimento do KDE no Windows, Microsoft Visual C e o MinGW. Se você estiver apenas executando o KDE e não interessa em compilar o KDE4, você deve escolher por qualquer um desses, por que alguns programas necessitam para funcionar (runtime). Você é livre para escolher qual desses usar.

Os programas do ambiente KDE são organizados em grupos: kdeedu, kdegames, kdegraphics, etc.

Aqui estão alguns pacotes necessários (instalação mínima) para que o KDE funcione:

dbus-msvc, kdebase-msvc, kdewin32-msvc, qt-msvc, vcredist, ??

A Tab de Dependências lista as depências para algum programa em particular . Ou seja, atualmente as dependências são checadas somente no primeiro nível de dependências (não é checado a dependência de um programa que depende de outro programa, que depende de outro programa, e por ai vai..) Por exemplo, se você instalou o pacote kdegames somente com as dependências que ele precisa, você não vai estar apto a utilizá-lo porque ele precisa também da biblioteca libstreamanalyze (por isso que você tem que instalar também o pacote strigi). rhabacker: Instalador versão > 0.8.4.

Getting_Started/Build/KDE4/Windows/3rd-party_libraries é uma lista complete das bibliotecas que você pode precisar para instalá-lo completamente.

Problemas com o instalador do KDE para Windows

Se você encontrar algum problema, por favor reporte para [2].

Instalação completa

Se alguma coisa der errada durante a instalação, por exemplo, um arquivo não pode ser sobrescrevido porque está em uso, o instalador pode ignorar esse aviso e exibir que a instalação foi bem sucedida. Se você receber qualquer aviso de erro do instalador, feche-o completamente e tente novamente.

Testando o KDE após a instalação

Navegue até o diretório bin (exemplo: c:\kde4\bin, se você instalou o kde no diretório c:\kde).

Tente executar qualquer programa Qt, exemplo: assistant.exe. O Qt é a biblioteca gráfica do KDE, e possui menos dependências que o KDE em si.

Se funcionar, tente executar um programa do KDE, como lskat.exe do pacote kdegames.

A primeira execução de um programa KDE vai iniciar uma janela necessária que irá funcionar o D-Bus daemon.

Personalizando

Escolhendo o Oxygen style para a interface

The default KDE widget style on Windows is the native one. You already have Oxygen style installed (which is a plugin library %KDEROOT%\lib\kde4\plugins\styles\oxygen.dll), so it can be used as well. To set it for a single user:

  1. edit %UserPROFILE%\.kde\share\config\kdeglobals with any text editor (e.g. kwrite) Note: `cd %UserPROFILE%` will change to the right directory, effectively telling you what %UserPROFILE% expands to, such as "C:\Documents and Settings\mark"
  2. locate the General section (a line containing the text "[General]"). If there is no General section, create one.
  3. Within the General section ([General]), edit the line containing widgetStyle=.... so that it reads widgetStyle=oxygen. If there is no such widgetStyle=... line, create it.

Newly started applications should be displayed with Oxygen style now.

Status

Using kdewin-installer-gui-0.8.6.exe to install 4.00.60 packages:

  • starting a KDE program correctly starts dbus-daemon.exe
  • many games run
  • choosing File > Open correctly starts klauncher.exe, kioslave.exe and kded4.exe, and runs kbuildsycoca4.exe as needed.
  • Full-text search in khelpcenter does not work because Perl scripts are disabled.
  • Many applications have a generic icon in Windows Explorer.
  • Applications that try to play sounds might display an alert about "Multimedia Backend" problems. This requires the Windows backend for Phonon. The amarok package installs an experimental Windows phonon backend. Amarok plays music!!

General notes:

  • There are many other KDE programs that are not part of KDE 4.0.0 and are not currently packaged for Windows, such as KOffice 2.
  • By design, KDE-windows does not provide the full-blown KDE desktop, thus no KWin composite manager, KDE-specific "start" menus, Plasma desktop, etc.

Package status and contents

package status contains applications
kdebase packaged Konqueror, Dolphin, KWrite, etc.
kdegames packaged Kgoldrunner, Kpat, KMahjongg, etc.
kdesdk packaged Kate, Umbrello, etc.
kdetoys packaged KTeatime, etc.
kdeedu packaged Marble, Parley, KStars, KHangman, etc.
kdegraphics packaged Okular, kolourpaint, etc.
amarok packaged Amarok music player
koffice not packaged KWord, Krita, Karbon, etc.
kdepim not building KMail, AKregator, etc.
kdenetwork not building Kopete, KGet, etc.
kdeutils not packaged KGpg, KWallet, etc.

Deprecated: post-install steps

After manual installation of a package one has to run the included post-install.bat script (inside the manifest folder). This batch file includes at least the following steps.

Run update-mime-database

Be sure that you have no KDE-related applications running: run the Windows Task Manager (taskmgr.exe), switch to its Processes tab, and kill all occurences of dbus-daemon.exe, kded4.exe, kioslave.exe and klauncher.exe (and all other KDE apps).

Open a Windows command prompt (cmd.exe) and navigate to the directory where you installed KDE. Say you installed KDE to C:\KDE4, then run from the cmd.exe window:

 C:\KDE4> bin\update-mime-database C:\KDE4\share\mime

This will give you a lot of warning message. Most of them you can easily ignore; even if you should set XDG_DATA_HOME or XDG_DATA_DIRS it worked perfectly. If it says you should rerun update-mime-database as root then you're not within your installation directory.

Run kbuildsyscoca4

After finishing the previous step, run

 C:\KDE4> bin\kbuildsycoca4 --noincremental

If this tells you that your disk is full (which is most probably not the case) you have still some executables from KDE running. Please close them and try again.

Excuse us for the inconvenience — we hope for a better solution in the next release.


KDE® and the K Desktop Environment® logo are registered trademarks of KDE e.V.Legal