Primeiros passos

From KDE TechBase
Revision as of 18:56, 30 April 2012 by Aracele (talk | contribs) (Created page with "Há um número de Ferramentas de desenvolvimento que são requeridas ou úteis para a compilação do software do KDE. Para isso você g...")
Aviso
Essas páginas atualmente estão sendo completamente reescritas para refletir a nova infraestrutura do KDE e podem não ser coerentes. Informações e comandos na mesma página pode não mais ser válidos e devem ser usados com cuidado.



Primeiros passos


Introdução

Existem muitas maneiras diferentes de se envolver com a Comunidade KDE, você pode começar como usuário do nosso software e vir a se tornar um de nossos colaboradores, quem sabe até um desenvolvedor da plataforma.

Você pode encontrar mais informações gerais em se envolvendo no KDE nos seguintes links:

Essa seção do KDE TechBase é projetada para te ajudar a começar a participar da parte técnica da comunidade KDE. Ela explicará a você como o software KDE é estruturado e construído, e como você pode participar compilando o software do KDE por si mesmo.

noframe
noframe
Quickstart: Se você está impaciente para começar sem entender o que você está fazendo então você pode pular direto para Build Script, mas recomendamos que você leia essa documentação primeiro.
Nota


Usando o software do KDE

Se você quer apenas usar a versão estável do software do KDE para suas necessidades diárias, então você não precisa compilar o software do KDE por si mesmo. Você deve, ao invés disso, usar o instalador do software fornecido por sua distribuição Linux para instalar o pacote do KDE.

O melhor lugar para aprender como fazer isso é através dos canais de suporte das suas distribuições, no entanto você pode encontrar algumas informações úteis nas seguinte páginas:

Obtendo ajuda

Se você está procurando por ajuda com o uso do KDE Workspace ou KDE Applications então, por favor, visite o KDE UserBase.

Se você tem quaisquer questões ou problemas relacionados a compilação ou desenvolvimento do software do KDE, por favor, sinta-se a vontade para pedir ajuda. Entretanto, seja paciente enquanto espera por uma resposta e tente trabalhar com o problema sozinho, nós não faremos tudo por você. Trabalhando do seu jeito e entendendo porque algo não está funcionando é um bom jeito para aprender como fazer coisas da forma certa.

Navegando pelo código

O projeto KDE é inteiramente livre e open source. Você pode visualizar seu código fonte e fazer mudanças.

http://projects.kde.org hospeda o código para muitas iniciativas relacionadas ao KDE, incluindo o próprio KDE. Escolha uma parte do KDE como KDE Libraries, então clique em Repository para navegar pelo código. Getting_Started/Códigos explica a organização do código do KDE.

Há outras utilidades para navegar pelo código fonte:

  • http://lxr.kde.org/search permite que você pesquise o código (pode estar desatualizado?)
  • http://api.kde.org permite que você navegue pela documentação da API gerada a partir do código. Você pode pesquisar por nomes de classes, mas não por nomes de arquivos.

Compilando e executando o software do KDE a partir do código

Há várias possibilidades para compilar e instalar o KDE e o método que você escolhe depende do que você quer fazer com o software. Em particular se você está querendo somente compilar e desenvolver um simples aplicativo você pode não precisar compilar o KDE Development Platform inteiro para fazer isso. Você pode ler mais sobre isso na página Build Methods.


As seções seguintes explicam os passos que você precisa entender e dá as instruções para compilar o software do KDE do código com sucesso:

Modelo de Desenvolvimento

TODO: Introdução geral para o modelo de desenvolvimento, ciclos de lançamento, etc

Ferramentas de Desenvolvimento

Há um número de Ferramentas de desenvolvimento que são requeridas ou úteis para a compilação do software do KDE. Para isso você geralmente vai querer usar os pacotes estáveis fornecidos por sua distribuição.

You may want to use a graphical IDE for your development work:

Contribuindo com o KDE

Once you have a copy of KDE built you can then start contributing back to KDE. The pages below will help you find out how you can help make KDE even better.