Difference between revisions of "Getting Started/pt-br"

Jump to: navigation, search
(Created page with "As seções seguintes explicam os passos que você precisa entender e dá as instruções para compilar o software do KDE do código com sucesso:")
Line 49: Line 49:
 
<!-- what about https://launchpad.net/project-neon that used to be linked here in 2010, does that still apply? - User:Skierpage -->
 
<!-- what about https://launchpad.net/project-neon that used to be linked here in 2010, does that still apply? - User:Skierpage -->
  
The following sections explain the steps you need to understand and give the instructions you need to follow to successfully build KDE Software from source:
+
As seções seguintes explicam os passos que você precisa entender e dá as instruções para compilar o software do KDE do código com sucesso:
  
 
* [[Special:myLanguage/Getting_Started/Sources|How the KDE Source Code is structured]]
 
* [[Special:myLanguage/Getting_Started/Sources|How the KDE Source Code is structured]]

Revision as of 15:11, 30 April 2012

Other languages:Greek 62% • ‎English 100% • ‎Finnish 62% • ‎French 98% • ‎Japanese 76% • ‎Korean 86% • ‎Dutch 78% • ‎Brazilian Portuguese 100% • ‎Russian 73% • ‎Turkish 46% • ‎Chinese (China) 47%
{{{3}}}
 
noframe
Essas páginas atualmente estão sendo completamente reescritas para refletir a nova infraestrutura do KDE e podem não ser coerentes. Informações e comandos na mesma página pode não mais ser válidos e devem ser usados com cuidado.
Aviso



Contents

Primeiros passos


Introdução

Existem muitas maneiras diferentes de se envolver com a Comunidade KDE, você pode começar como usuário do nosso software e vir a se tornar um de nossos colaboradores, quem sabe até um desenvolvedor da plataforma.

Você pode encontrar mais informações gerais em se envolvendo no KDE nos seguintes links:

Essa seção do KDE TechBase é projetada para te ajudar a começar a participar da parte técnica da comunidade KDE. Ela explicará a você como o software KDE é estruturado e construído, e como você pode participar compilando o software do KDE por si mesmo.

{{{3}}}
 
noframe
Quickstart: Se você está impaciente para começar sem entender o que você está fazendo então você pode pular direto para Build Script, mas recomendamos que você leia essa documentação primeiro.
Nota


Usando o software do KDE

Se você quer apenas usar a versão estável do software do KDE para suas necessidades diárias, então você não precisa compilar o software do KDE por si mesmo. Você deve, ao invés disso, usar o instalador do software fornecido por sua distribuição Linux para instalar o pacote do KDE.

O melhor lugar para aprender como fazer isso é através dos canais de suporte das suas distribuições, no entanto você pode encontrar algumas informações úteis nas seguinte páginas:

Obtendo ajuda

Se você está procurando por ajuda com o uso do KDE Workspace ou KDE Applications então, por favor, visite o KDE UserBase.

Se você tem quaisquer questões ou problemas relacionados a compilação ou desenvolvimento do software do KDE, por favor, sinta-se a vontade para pedir ajuda. Entretanto, seja paciente enquanto espera por uma resposta e tente trabalhar com o problema sozinho, nós não faremos tudo por você. Trabalhando do seu jeito e entendendo porque algo não está funcionando é um bom jeito para aprender como fazer coisas da forma certa.

Navegando pelo código

O projeto KDE é inteiramente livre e open source. Você pode visualizar seu código fonte e fazer mudanças.

http://projects.kde.org hospeda o código para muitas iniciativas relacionadas ao KDE, incluindo o próprio KDE. Escolha uma parte do KDE como KDE Libraries, então clique em Repository para navegar pelo código. Getting_Started/Códigos explica a organização do código do KDE.

Há outras utilidades para navegar pelo código fonte:

  • http://lxr.kde.org/search permite que você pesquise o código (pode estar desatualizado?)
  • http://api.kde.org permite que você navegue pela documentação da API gerada a partir do código. Você pode pesquisar por nomes de classes, mas não por nomes de arquivos.

Compilando e executando o software do KDE a partir do código

Há várias possibilidades para compilar e instalar o KDE e o método que você escolhe depende do que você quer fazer com o software. Em particular se você está querendo somente compilar e desenvolver um simples aplicativo você pode não precisar compilar o KDE Development Platform inteiro para fazer isso. Você pode ler mais sobre isso na página Build Methods.


As seções seguintes explicam os passos que você precisa entender e dá as instruções para compilar o software do KDE do código com sucesso:

Modelo de Desenvolvimento

TODO: General introduction to the dev model, release cycles, etc.

Ferramentas de Desenvolvimento

There are a number of Development Tools that are either required or helpful when building KDE Software. For these you will usually want to use the stable packages provided by your distribution.

You may want to use a graphical IDE for your development work:

Contribuindo com o KDE

Once you have a copy of KDE built you can then start contributing back to KDE. The pages below will help you find out how you can help make KDE even better.

Action tool.svg

KDE® and the K Desktop Environment® logo are registered trademarks of KDE e.V.Legal