Difference between revisions of "Contribute/pt-br"

Jump to: navigation, search
(Created page with "Ajuda de contexto é inseparável dos diálogos e widgets, assim como eles são o alvo da ajuda de contexto. Na verdade, para escrever a ajuda de contexto, você tem que entrar e...")
Line 1: Line 1:
 
<languages />
 
<languages />
<span class="mw-translate-fuzzy">
+
 
{{Template:I18n/Language Navigation Bar|Contribuir}}
+
 
O objetivo desta página é fornecer um resumo dos diferentes aspectos do desenvolvimento do KDE, particularmente sobre os aspectos relacionados à programação. ''O projeto KDE dá as boas-vindas a todos que desejam ajudar''.
 
O objetivo desta página é fornecer um resumo dos diferentes aspectos do desenvolvimento do KDE, particularmente sobre os aspectos relacionados à programação. ''O projeto KDE dá as boas-vindas a todos que desejam ajudar''.
</span>
 
  
 
{{Note (pt_BR)|Há várias formas de envolver no desenvolvimento do KDE, elas podem ser classificadas em várias categorias: ''Documentação, Tradução, Desenvolvimento, Usabilidade, Acessibilidade, Artwork, Promoção '' Você não é um programador? Veja as páginas do KDE em [http://kde.org/community/getinvolved/ se envolvendo] para ver outras formas de colaborar. Veja também: [[Contribute/Bugsquad|Bugsquad]]!''}}
 
{{Note (pt_BR)|Há várias formas de envolver no desenvolvimento do KDE, elas podem ser classificadas em várias categorias: ''Documentação, Tradução, Desenvolvimento, Usabilidade, Acessibilidade, Artwork, Promoção '' Você não é um programador? Veja as páginas do KDE em [http://kde.org/community/getinvolved/ se envolvendo] para ver outras formas de colaborar. Veja também: [[Contribute/Bugsquad|Bugsquad]]!''}}

Revision as of 08:28, 20 July 2012

Other languages:Greek 34% • ‎English 100% • ‎Spanish 40% • ‎Finnish 72% • ‎French 79% • ‎Galician 100% • ‎Japanese 56% • ‎Korean 51% • ‎Dutch 98% • ‎Polish 95% • ‎Brazilian Portuguese 95% • ‎Slovak 13% • ‎Chinese (China) 96%

O objetivo desta página é fornecer um resumo dos diferentes aspectos do desenvolvimento do KDE, particularmente sobre os aspectos relacionados à programação. O projeto KDE dá as boas-vindas a todos que desejam ajudar.

{{{3}}}
 
noframe
Há várias formas de envolver no desenvolvimento do KDE, elas podem ser classificadas em várias categorias: Documentação, Tradução, Desenvolvimento, Usabilidade, Acessibilidade, Artwork, Promoção Você não é um programador? Veja as páginas do KDE em se envolvendo para ver outras formas de colaborar. Veja também: Bugsquad!
Nota


Contents

Fontes de notícias e email

A direção geral do projeto KDE é determinada pelos que fazem o trabalho - não há um plano único de alto nível que diga o que será o KDE no futuro.

Se você deseja saber o que está acontecendo atualmente no KDE, há uma número de fontes que você pode acessar: ; Listas de discussão : Provavelmente a melhor maneira de encontrar o que está acontecendo no desenvolvimento do KDE. Arquivos estão disponíveis aqui

CommitFilter
Recebe notificação de commits dos repositórios do KDE em áreas que lhe interessam.
KDE Commit-Digest
Resumo semanal dos commits dos projects nos repositórios do KDE.
Dot
O site de notícias do KDE.

Reportando Bugs

A forma mais fácil de contribuir para o KDE é reportar alguns bugs que você encontra usando o software Sistema de acompanhamento de bugs do KDE (também conhecido como Bugzilla).

Se ocorre um "crash" durante o uso de um aplicativo o Dr Konqi aparecerá e guiará você ao longo do processo para relatar o bug. Aprenda mais sobre isso lendo como criar um relatório útil de bugs .

Começando a programar

Começar a programar para o KDE é uma questão de encontrar algo para corrigir, e corrigi-lo. Pode ser que você queira ter uma visão geral dos módulos para lhe ajudar a encontrar o que está procurando; uma vez tenha corrigido algo, você desejará enviar um patch. Se faz isso algumas vezes, você pode querer solicitar uma conta de colaborador do KDE, dessa forma você pode melhorar as coisas diretamente.

C++

A maior parte do KDE está escrita em C++. Se você não tem familiaridade com esta linguagem, você deveria fazer pelo menos algum trabalho com ela. Há um bom número de livros sobre C++ - uma excelente fonte é Bruce Eckel's "Thinking in C++", que está disponível para download grátis e também na versão impressa. Isso não é essencial para entender tudo antes de começar no KDE, mas você precisa entender sintaxe básica e operações.

Qt

Para se tornar proficiente em KDE, você deve entender sobre o Qt toolkit. Se você não é familiarizado com Qt, você deve trabalhar usando os tutoriais incluidos com mais recente Qt Reference Documentation.

Se você precisa de uma introdução mais suave ao Qt, ou apenas gostaria de uma visão alternativa, então você pode querer procurar em The Independent Qt Tutorial (Atualmente offline devido ao contrato do livro).

Se você prefere aprender Qt lendo um livro tradicional, dê uma olhada na página de livros sobre o Qt. Mais sugestões sobre como se familiarizar com Qt4 estão disponíveis na página Como aprender Qt.

KDE

Uma variedade de informações sobre as técnicas do KDE está disponível na seção de tutoriais. Note que alguns desses tutoriais ainda tem como alvo o KDE3, embora eles devam ser parcialmente aplicáveis.

Você também encontrará informações úteis sobre o código do KDE na seção FAQs. Essas informações também podem ser um pouco datadas para o KDE4, entretanto muito disso é largamente aplicável, mesmo fora do KDE.

Você também pode ler livros de código do KDE.

Por último, mas não menos importante, o KDE vem com uma documentação de classe extensa (Application Programmer Interface) documentação. Isso está disponível na seção KDE API Reference Manuals , que também contém um número de links úteis em como escrever ou atualizar a documentação da classe. Você pode também gerar isso na sua própria máquina, ou consultar para uma versão online mais atualizada API Reference.

Uma descrição detalhada dos passos acima está disponível em nosso Guia de Programação.

Ajuda de contexto: Whatsthis

Ajuda de contexto é inseparável dos diálogos e widgets, assim como eles são o alvo da ajuda de contexto. Na verdade, para escrever a ajuda de contexto, você tem que entrar em contato com a programação ou ferramentas de programação. Na verdade, a ajuda de contexto é uma propriedade dos widgets. Na programação orientada a objeto, uma propriedade pode ter diferentes valores e se comportar de maneira diferente dependendo do valor. Em programação com Qt/KDE o nome da propriedade é "whatsthis" e seu valor é o que o texto da ajuda de contexto está exibindo.

Fortunately, this task is usually not very difficult, as there are good tools to deal with user interface design, and better, you will use the knowledge acquired here later when dealing with user interface in general. Using the Qt framework (Qt is the base of KDE technology), it is possible to separate code and user interface. You have two basic cases here: the user interface is written with the general code of application (usually .cpp files) or in Qt Designer files (.ui files: it is a XML document). The second case is the best to start with, as it is simpler to work with. If you don't have Qt Designer installed, you can do so by installing the devel package of Qt from your distribution or the Qt Designer package (if your distribution has more fine grained packages).

Aqui você pode encontrar um tutorial detalhado para escrever whatsthis usando Qt Designer e trabalhar diretamente com o código: WhatsThis Tutorial, por Aaron J. Seigo.

Se envolvendo em caça de bug e qualidade de aplicativos

Há um grande número de aplicativos no KDE e nem todos tem um mantenedor dedicado a gerenciar bugs e geralmente ajudar com todas as questões relacionadas à transformação de algum trabalho de código em um aplicativo polido.

Se você está interessado em ajudar o KDE, mas não sabe por onde começar, tornar-se um membro da Equipe de Qualidade do KDE pode funcionar para você - veja o site da Equipe de Qualidade para mais informações. Note que você não precisa de nenhuma habilidade de programador para se envolver. Desenvolvedores em particular regularmente publicam no chamado Junior Jobs para encorajar novos contribuidores.

Claro, você pode se envolver com caça de bug sem fazer parte da Equipe de Qualidade do KDE - apenas crie sua própria conta no KDE bug tracking system e comece procurando e classificando os bugs. Novamente, você não precisa ter habilidades de programador - ajudaria muitos os programadores apenas ter um procedimento que permitisse a um bug ser reproduzido consistentemente.

O Bugsquad tenta acompanhar os bugs no KDE e garantir que bugs válidos são notados pelos desenvolvedores. Você não precisa de nenhum conhecimento em programação para estar no Bugsquad; na verdade é uma ótima maneira de contribuir com algo para a comunidade do KDE se você não pode programar.

User Interface

User interface is a very wide subject, and very subjective too, as something obvious to someone is absurd to others and vice versa. Therefore, don't assume, argue clearly, stating your logical steps. Your main tool discussing it are objective reasoning and good sense.

It is easy to perform a quick user interface analysis, but it is hard to convince people to change the interface. A good, convincing analysis can gain much if it incorporates information from the KDE guidelines, competing program and operational system analysis, general design principles found in many books, user testing or individual (anecdotal) feedback. It is a volunteer project, and even if everybody agree with you, someone has to implement it.

The KDE Usability Mailing List is very active and a good place for discussing your ideas, and their homepage is at http://techbase.kde.org/Projects/Usability. If you are already an usability expert, please check OpenUsability.org, a project that brings open source developers and usability experts together, and is collaborating closely with KDE.

Some documents guiding documents include the KDE User Interface Guidelines (design standards) and KDE User Interface Guidelines (design principles).

Some projects for analysis of user interfaces may include: checking that shortcut keys are coherent across KDE applications, making sure that dialogs are directly relevant to the interaction that the user would expect, and finding users of KDE software to see how they perform common workflows.

Obtendo respostas para suas questões

Se sua questão refere-se ao desenvolvimento do KDE, suas opções são praticamente as mesmas dos outros usuários em geral, com algumas modificações:

  • Leia o FAQ do desenvolvedor. Muitas perguntas comuns dos desenvolvedores foram respondidas no KDE Developer FAQ
  • Pesquisar/navegar nos sites do KDE. Um monte de perguntas podem ser respondidas a partir dos sites do KDE e da documentação incluída nele. Você pode pesquisar todos os sites do KDE na página inicial. Além disso você pode navegar pelo site do KDE TechBase. E se possível, ajudar a editá-la de forma clara e usar a página de discussão se algo não estiver claro.
  • Pesquisar listas de discussão. Um monte de perguntas já foram respondidas nas listas de discussão do KDE, em particular as listas kde-devel, kde2-porting, kde-core-devel, kde-games-devel, kfm-devel and koffice-devel. Você pode pesquisar estas listas em lists.kde.org. Você deve sempre pesquisar por suas respostas antes de fazer perguntas nas listas de discussão. Quando você faz uma pergunta na lista de discussão você está enviando email para milhares de pessoas -- por favor, faça isso somente se você não conseguiu a resposta através de uma simples pesquisa.
  • Sites de busca. Não esqueça do seu site de busca favorito. Um dos melhores sites de busca é o Google. Com o Google você também pode pesquisar a grande maioria dos sites de notícias do Usenet, que também é particularmente útil, especialmente para programação em geral e questões relacionadas ao gcc.
  • Leia o código fonte. http://websvn.kde.org e https://projects.kde.org/ estão disponíveis para ajudar a navegar pelo código. Leia alguns logs de commit e diff o código com o qual você pode querer trabalhar, isso adiciona perspectiva.
  • Pergunte nas listas de discussão do KDE. Se você ainda não tem uma resposta, tente perguntar em uma das listas do KDE dispostas acima.
  • Para perguntas relacionadas ao desenvolvimento do núcleo do KDE ou desenvolvimento de terceiros, a menos que você esteja particularmente interessado no Konqueror, KOffice, jogos ou desenvolvimento Java, sua principal escolha é kde-devel (inscreva-se).
  • Para perguntas relacionadas ao desenvolvimento do Konqueror, sua principal escolha é kfm-devel (inscreva-se)
  • Para perguntas relacionadas ao desenvolvimento do KOffice, sua principal escolha é koffice-devel (inscreva-se)
  • Para perguntas relacionadas ao desenvolvimento de jogos, sua principal escolha é kde-games-devel (inscreva-se)
  • Para perguntas relacionadas ao desenvolvimento do Qt, por favor use a refinada de discussão do Qt.

Uma lista completa com todas as listas de discussão do KDE está disponível aqui e aqui.


KDE® and the K Desktop Environment® logo are registered trademarks of KDE e.V.Legal